SOBRE

Seres multimídia. Assim são a pessoas que mais diretamente se envolveram na criação e publicação deste livro. Então, desde o começo, a ideia foi que a obra tivesse complementos que a colocasse no estágio “beta permanente”. Para quem não sabia, “beta” é o termo usado pelo pessoal de tecnologia para identificar um produto (geralmente um software) em testes, aquela fase anterior à versão final que vai para o mercado. Mas existem os que ficam em “beta permanente” pois estão sempre agregando novas funcionalidades. Significa que nunca estão definitivamente prontos. Com o nosso livro ocorre o mesmo. Ele está pronto mas não está finalizado porque outros conteúdos serão acrescentados no blog, atualizando-o. Além disso, um livro que conta a vida de um radialista não poderia deixar de conter alguma coisa em áudio e vídeo. O blog, como uma “extensão” do livro torna tudo isso possível. Aceite-o, pois, como uma espécie de “bônus”. Visite-nos periodicamente porque aqui o livro continuamente se expande.

“A genealogia deste blog é constituída de uma estirpe que vem fazendo história há exatos 80 anos completados no dia dois de agosto de 2012. Eu, Antunes Severo, o mais duradouro; Emílio Cerri, o maduro – em perfeitas condições de usufruto – e Ana Lavratti, em plena juventude, se os 40 forem mesmo os novos 20. Os três são perdidamente enamorados pelo que fazem profissionalmente no mundo da comunicação. Somos jornalistas trabalhando em rádio, televisão, jornal e internet, com atuação nos campos da pesquisa, do marketing, da propaganda, da literatura e do magistério. Nossa atuação na web atualmente pode ser acompanhada neste site, no www.carosouvintes.org.br e no www.comgurus.com.br, além das redes sociais.

Por falar em redes sociais, minha relação profissional e de amizade com o Emílio precede essa época digital. Vem desde o início dos anos 1960 quando ele assumiu a criação na agência A.S. Propague. Ele foi o primeiro funcionário com carteira assinada e esse foi o início de sua longa e fértil carreira de publicitário. Os Cerri, Emílio e o filho Alexandre, são os criadores do site do Instituto Caros Ouvintes. Além de serem conselheiros, o Alexandre é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site e o Emílio é o editor executivo. Aliás, deste blog do livro o Emílio é a mãe, o padrinho e o preceptor.

A Ana eu conheci em 2004 quando realizava entrevistas para o livro “TV Catarina – a menina dos seus olhos”. Ela se interessou pelo tema e passou a fazer parte da equipe. Esse projeto foi deixado em segundo plano, mas deverá ser retomado ainda antes do final deste ano de 2012. Autora do livro “Antunes Severo – o menino do arroio Itapevi” e coordenadora do projeto de lançamento, Ana será presença constante neste blog.

Escolhi duas fotos para ilustrar este post por considera-las muito significativas pessoalmente para nós. Ao lado, um registro de 1972 quando da realização do 1º Encontro de Propaganda e Marketing de Santa Catarina, promovido pela A.S. Propague, agência que fundei em 1962 com Rozendo Vasconcellos Lima. No flagrante, Emilio (de vasta cabeleira) e eu recebendo o publicitário Roberto Dualibi, da DPZ, no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis. A que está no topo deste texto foi feita no salão do Museu Cruz e Sousa, local do lançamento do livro que espero tenha sido do seu agrado e proveito. Ali estão a Ana e eu. Felizes.”

Antunes Severo
Julho de 2012